SISU 2022

O Sistema de Seleção Unificada (conhecido como SISU 2022) é uma das principais formas de ingressar em uma instituição pública de ensino superior, sendo que as vagas destinadas são para os alunos que realizaram a última edição do ENEM. O SISU 2022 acontece uma vez a cada semestre, e oferece vagas em instituições de ensino estaduais, federais e até mesmo municipais. O estudante deve realizar a inscrição no site do SISU e aguardar o fim da seleção, os candidatos são selecionados de acordo com a nota e o número de vagas disponíveis no curso em que se inscreveram.

SISU 2022

SISU 2022

Confira também:

Como funciona o SISU

Como foi mencionado, o candidato deve realizar sua inscrição no site do SISU, escolhendo duas opções de curso. Os cursos podem ser iguais, mas em universidades diferentes, ou cursos diferentes na mesma universidade.

O SISU de 2022 usará como base as notas do ENEM 2022, e após o período de seleção os alunos selecionados deverão efetivar sua matrícula na universidade escolhida, levando os documentos solicitados pela universidade.

Inscrições SISU 2022 2022

O cronograma do SISU para inscrições segue as seguintes datas:

  • Início das inscrições: 08 de fevereiro de 2022;
  • Fim das inscrições: 12 de fevereiro de 2022.

Normalmente, as inscrições ocorrem no começo de janeiro, mas devido a pandemia as provas foram adiadas e consequentemente seus resultados.

Como se Inscrever no SISU

Para se inscrever no SISU o candidato deve:

  • Acessar a página do SISU, disponível em: SISU.mec.gov.br;
  • Selecionar a opção “Fazer Inscrição”;
  • Selecionar a opção “Entrar em Gov.br”;
  • Realizar o login no Gov.br;
  • Selecionar a opção “Fazer inscrição na 1ª opção”;
  • Pesquisar a vaga (aqui o aluno pode pesquisar por município, nome da instituição ou curso);
  • Selecionar a vaga que deseja e escolher a modalidade em que se encaixa;
  • Selecionar a opção “Confirmar minha inscrição”.

Vagas SISU

O SISU oferece milhares de vagas, distribuídas por todas as regiões do Brasil, nas mais diversas áreas e universidades. O aluno pode se inscrever na vaga em que deseja se matricular, mesmo que ela não seja em sua cidade ou estado.

Nota de Corte SISU

Quando o estudante realiza o login no SISU, automaticamente as notas que ele obteve na última edição do ENEM 2022 são recuperadas pelo sistema. Assim, em cada opção em que ele se inscreve sua nota já está calculada.

Ao final de cada dia de inscrição, o SISU divulga as notas de corte parciais, ou seja, a nota do último candidato que está com uma vaga garantida naquele curso, chamada de classificação parcial.

Diariamente as notas de corte aumentam, e servem para que o aluno tenha uma noção prévia se com a sua nota pode ou não ser selecionado para aquela vaga. Algumas instituições calculam as notas com pesos diferentes (dando maior peso para a redação, por exemplo), mas nesse caso a nota também é calculada automaticamente pelo sistema.

Resultado SISU 2022

Os resultados do SISU devem ser divulgados alguns dias após o fechamento das inscrições, e podem ser consultados na página do participante.

Leave a Reply