Isenção ENEM 2022 – Como Pedir

Sabe-se que para participar do ENEM 2022 é preciso que você realize a inscrição e efetue o pagamento da taxa de inscrição. No entanto, se você declarar carência, ou então, declarar que estuda em instituição da rede pública, poderá solicitar a isenção ENEM 2022. Em seguida você poderá conferir mais sobre o exame e como pedir a isenção ENEM 2022.

Isenção ENEM 2022

Isenção ENEM 2022

Sobre o ENEM 2022

O Exame Nacional do Ensino Médio é hoje um dos exames mais aplicados no mundo, e uma das principais formas para se ingressar em uma instituição pública de ensino superior, além de poder ser usado para estudar em universidades de Portugal.

Ele também é usado para a participação em programas como Prouni e FIES, com os quais o estudante pode estudar em instituição privada de ensino superior de forma gratuita ou com condições especiais de parcelamento.

O ENEM é realizado anualmente, com quatro provas que abordam conteúdos estudados no ensino médio e uma redação, que valem de 0 até 1000 pontos cada, sendo que a nota final depende do número de acertos e de quais questões foram acertadas pelo participante. Anualmente, milhares de estudantes realizam a prova do ENEM 2022, e através dele ingressam em universidades nacionais e de Portugal.

Isenção ENEM

Muitos alunos que desejam ingressar em uma universidade realizam diversos vestibulares no final do ano. Esses vestibulares têm uma taxa de inscrição que quando somadas podem resultar um alto gasto para o estudante.

Além disso, diversos estudantes que vão realizar o ENEM são de baixa renda e não têm como arcar com a taxa de inscrição do exame. Para isso, o ENEM disponibiliza à isenção da taxa de inscrição, que deve ser solicitada antes do período de inscrição do ENEM 2022.

O edital ENEM 2022 que é disponibilizado pelo INEP para a realização do ENEM contém todas as informações e datas acerca da isenção da taxa de inscrição, sendo que o aluno que deseja solicitar a isenção deve estar atento às datas e aos documentos necessários para essa solicitação.

Quem pode pedir a Isenção ENEM 2022

Para pedir a isenção da taxa de inscrição do ENEM é necessário cumprir alguns requisitos, como:

  • Estudantes de escola pública cuja renda familiar seja inferior a um salário mínimo e meio;
  • Estudantes bolsistas (com bolsa integral) de escola particular cuja renda familiar seja inferior a um salário mínimo e meio;
  • Indivíduos que estejam cadastrados no Cadastro Único para programas sociais do governo (conhecido como CadÚnico);
  • Estudantes de escola pública que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio.

Como pedir a isenção do ENEM

Para solicitar a isenção do ENEM é necessário que o candidato se encaixe em um dos requisitos acima, e depois ele deve:

  • Acessar a página do participante no site do INEP, disponível em: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/;
  • Selecionar a opção “Isenção”;
  • Responder as perguntas realizadas pela assistente virtual;
  • Selecionar a opção “Li e concordo”, sobre quais estudantes podem solicitar isenção;
  • Confirmar os dados informados e preencher os novos formulários que serão solicitados na página;
  • Preencher o questionário socioeconômico disponibilizado pela plataforma;
  • Inserir uma foto digital no site, uma foto sem gorro, boné e acessórios que dificultem a visualização do rosto do candidato;
  • Confirmar a solicitação.

O pedido de isenção do aluno será avaliado e a lista de aprovados divulgada. Caso o candidato tenha seu pedido aprovado, não precisará realizar o pagamento da taxa de inscrição. Vale ressaltar que o período de pedido de isenção é anterior ao período de inscrição.

Leave a Reply