Gabarito ENEM 2023

O ENEM é composto por quatro provas e uma redação, que são aplicadas em dois domingos seguidos. Embora os resultados demorem um pouco para sair, o INEP disponibiliza o gabarito ENEM 2023, para que os alunos possam ter uma ideia de quantos pontos fizeram. Além de servir para que os alunos que realizaram a prova corrigirem seus erros e acertos, o gabarito ENEM 2023 também pode ser usado para que alunos possam treinar para o ENEM nos anos seguintes. A realização de provas anteriores é uma estratégia de estudo usada por muitos estudantes que estão se preparando para os vestibulares.

Gabarito ENEM 2023

Gabarito ENEM 2023

Sobre o ENEM 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio 2023 é uma das principais formas para que estudantes possam ingressar em uma instituição pública de ensino superior.

Diversos programas também usam sua nota ENEM 2023, como Prouni e FIES, nos quais o estudante pode ingressar em uma instituição privada de ensino superior de forma gratuita ou com condições especiais de pagamento e parcelamento.

Confira abaixo a data de divulgação do gabarito e mais informações a respeito do exame.

Gabarito ENEM 2023

O gabarito oficial do ENEM foi divulgado no dia 13 de novembro, na página do participante do ENEM 2023. O gabarito oficial do ENEM varia de acordo com o candidato, pois as cores das provas são diferentes, assim como a sequência em que as questões estão organizadas e consequentemente o seu gabarito. As provas são variadas para evitar casos de fraude no momento de realização das provas.

Consulta Gabarito ENEM 2023

Para consultar o gabarito do ENEM de 2023, caso o candidato tenha realizado a prova do ENEM 2023 em 2023, ele deve:

  • Acessar a página de gabaritos do ENEM no site do INEP, disponível em: http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos;
  • Selecionar a opção “2022”;
  • Selecionar a opção de prova que corresponde a prova realizada (caso não tenha realizado a prova, é possível baixar a prova também nessa página);
  • Selecionar a opção “Gabarito” do lado direito da prova da cor que deseja consultar.

Nessa mesma página é possível consultar as provas anteriores e os gabaritos de todas as edições do ENEM desde o ano de 1998. Como foi mencionado, essa é uma estratégia de estudo usada por diversos estudantes em processo de preparação para o ENEM.

Prova do ENEM 2023

A prova do ENEM de 2023 foi realizada nos dias 03 e 10 de novembro. São aplicados quatro cadernos de questões e uma redação, os cadernos são divididos em quatro áreas de conhecimento.

As provas valem de 0 a 1000 pontos, sendo que esses pontos são usados para compor a média final do aluno. Muitos programas (como o FIES) exigem que o candidato tenha nota mínima na prova do ENEM para participar do seu processo seletivo.

Nota do ENEM 2023

Como foi mencionado anteriormente, a nota do ENEM 2023 é calculada através da média ponderada das notas das quatro provas e redação ENEM 2023.

Entretanto, a nota final depende da Teoria da Resposta ao Item – TRE, que impede que as notas sejam diretamente proporcionais ao número de acertos.

Logo, alunos que acertaram menos questões podem ter notas um pouco maiores que alunos que tenham acertado mais questões.

5/5 - (2 votes)

Leave a Reply