FIES 2022

Anualmente, milhares de alunos se inscrevem no Financiamento estudantil, conhecido como FIES 2022. Com esse financiamento, o aluno paga parte da mensalidade de seu curso e a outra parte da parcela é financiada e paga apenas após a formatura do aluno. Esse financiamento permite que diversos alunos possam cursar uma instituição de ensino superior mesmo que não tenham condições financeiras para arcar com os custos integrais, sendo que quase todas as universidades privadas aceitam esse tipo de financiamento estudantil do FIES 2022.

FIES 2022

FIES 2022

Confira também sobre o PROUNI 2022.

FIES 2022

Para participar do FIES 2022 é necessário que o candidato tenha realizado o ENEM, sendo aceitas as notas do ENEM de 2010 até o ENEM de 2019. Com a pandemia em 2020, neste ano a inscrição para o FIES ocorre antes do resultado do ENEM do ano anterior, cujos resultados só serão divulgados em março.

Para poder se inscrever no FIES é necessário que o estudante tenha realizado o ENEM 2022 e não tenha zerado a redação. Atualmente o FIES é dividido em duas categorias: financiamento com juro zero para estudantes de famílias com renda familiar menor do que três salários mínimos; e o financiamento com juros variáveis, para estudantes de famílias com renda familiar de até cinco salários mínimos.

Inscrição FIES 2022

Para realizar a inscrição no FIES, é necessário que o estudante:

  • Acesse o site do FIES, disponível em: http://portalFIES.mec.gov.br/;
  • Selecione a opção “Minha inscrição”;
  • Selecione a opção “Entrar com Gov.br”;
  • Preencha com o número do CPF e senha cadastrados;
  • Selecione a opção “Aceitar”;
  • Preencha com os dados solicitados na página;
  • Preencha o questionário socioeconômico;
  • Selecione a opção para concluir a inscrição.

O estudante deve se atentar aos documentos comprobatórios que devem ser anexados no momento da inscrição, sendo que a inscrição é realizada de forma online.

Novas Regras do FIES

A partir do ano de 2022 o FIES terá novas regras. Atualmente, para se inscrever é necessário que no Cálculo da nota no ENEM 2022 tenha sido maior dos 450 pontos e o aluno não pode ter zerado a redação.

A partir de 2022, além de ter tido nota superior a 450 pontos na prova, também será necessário ter tirado no mínimo 450 pontos na redação.

Também será necessário comprovar a renda familiar informada no momento da inscrição.

Aditamento FIES

O aditamento do FIES é a renovação do contrato do aluno. É necessário realizar o aditamento a cada novo semestre, e caso o aluno não faça pode perder sua vaga. Para realizar o aditamento basta entrar no SisFIES 2022 e selecionar a opção “Aditamento preliminar”. O aditamento é obrigatório e ocorre no final de cada semestre.

Resultado FIES 2022

O resultado do FIES 2022 será divulgado no dia 2 de fevereiro, e no site inicial do FIES, na aba “minha inscrição” será possível consultar o resultado.

Boleto FIES

O boleto do FIES pode ser consultado na rede bancária em que o aluno tem contrato, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Para consultar o boleto basta acessar o site dessas instituições bancárias.

Novo FIES

O novo FIES agora traz duas modalidades que permite juro zero para estudantes dependendo da renda familiar do aluno. O novo FIES traz melhorias administrativas para o programa, que pretende oferecer mais vagas e um acesso maior ao ensino superior.

Leave a Reply