ENEM Digital 2022

Próximo a data de aplicação da prova é divulgado o local onde a prova será realizada, que muitas vezes é longe da casa do estudante. Entretanto, no ano de 2022 foi anunciada a primeira edição do ENEM Digital 2022, sendo que já nesta edição, quase 100 mil estudantes irão realizar a prova de forma digital. Entretanto, mesmo sendo uma prova digital, a redação ainda será manuscrita. Assim que os números de vagas foram preenchidos, as inscrições para o ENEM Digital 2022 foram encerradas.

ENEM Digital 2022

ENEM Digital 2022

ENEM 2022

Anualmente, milhares de alunos realizam o Exame Nacional do Ensino MédioENEM. Através do ENEM esses estudantes podem ingressar em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, e até mesmo estudar nas universidades de Portugal.

Estudantes que ainda não estão no terceiro ano do ensino médio também realizam a prova, com o intuito de conhecer mais sobre a prova, como uma estratégia de estudos, os chamados “treineiros”.

O exame é realizado em dois dias, contando com quatro provas e uma redação ENEM 2022, valendo entre 0 e 1000 pontos cada uma. A nota final é calculada com a média ponderada das cinco notas obtidas.

O que é o ENEM Digital

O ENEM Digital é a modalidade digital de aplicação das provas, em locais escolhidos e credenciados pelo INEP (que coordena o ENEM). Nos computadores desses locais, o estudante tem acesso apenas ao sistema da prova, não tendo acesso a outros documentos.

As provas do ENEM Digital 2022 serão diferentes das provas impressas, e não estarão disponíveis para treineiros, apenas para estudantes que já concluíram o ensino médio ou irão concluir no ano da inscrição.

Como funciona o ENEM Digital

O ENEM Digital será realizado em um local credenciado e escolhido pelo INEP, com computadores configurados apenas para a realização da prova do ENEM 2022.

Embora as questões da modalidade impressa sejam diferentes da modalidade digital, o nível de dificuldade das questões será o mesmo, e a nota final será calculada com base no Teoria de Resposta ao Item (TRI), sendo que o tempo de resolução para as duas provas será o mesmo, assim como o número de questões. Embora, como foi mencionado anteriormente, a redação ainda será manuscrita.

Como optar por fazer o ENEM Digital 2022

Para os alunos que optarem realizar a prova na modalidade digital, é possível optar por essa modalidade no momento da inscrição, que também é realizada na página do participante do ENEM 2022.

Vale ressaltar que só podem optar por fazer o ENEM Digital 2022 os alunos que já concluíram o ensino médio ou estejam cursando o último ano do ensino médio. A taxa de inscrição para a versão digital é a mesma da versão impressa.

Como se inscrever no ENEM Digital 2022

Para se inscrever no ENEM Digital o candidato precisa ter uma conta no Portal do Governo Federal, que é possível realizar através de forma totalmente online, no site do Governo Federal, na página do participante do ENEM há um link para o redirecionamento do aluno que ainda não possui uma conta.

  • Após a criação da conta, o estudante deve acessar a página do participante do ENEM (Disponível em: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/)
  • Selecionar a opção de ENEM Digital.
  • Após a realização da inscrição, o aluno deve pagar a taxa de inscrição caso não tenha isenção.

Entretanto, o número de vagas para o ENEM Digital é limitado, assim, quando as vagas forem preenchidas, não há mais essa possibilidade.

Leave a Reply