Edital ENEM 2022 – Data do Edital

O edital ENEM 2022 é publicado no primeiro semestre do ano, juntamente com a abertura do período de inscrições. A prova, no entanto, só é realizada no final de cada ano, e o resultado sai no início do ano seguinte. No edital ENEM 2022 é possível consultar informações como taxa de inscrição, realização da prova, regras para a realização da prova e outras informações que serão muito importantes para o estudante.

Edital ENEM 2022

Edital ENEM 2022

Edital ENEM 2022

O Exame Nacional do Ensino Médio é hoje uma das principais formas para se ingressar em uma instituição pública de ensino superior. Além disso, ele é usado para programas como Prouni e FIES, que auxiliam o estudante a ingressar em instituição privada de ensino superior de forma gratuita ou com condições especiais de pagamento.

O ENEM 2022 é realizado anualmente e é composto por quatro provas e uma redação, que valem de 0 até 1000 pontos cada, e a nota final é uma média ponderada, com peso para cada nota que variam um pouco de acordo com a área do curso escolhido pelo estudante no momento da inscrição.

Atualmente, milhares de estudantes realizam a prova do ENEM 2022, até mesmo alunos que ainda não concluíram o ensino médio, mas que desejam realizar o ENEM para saber como a prova funciona para se preparar de maneira mais eficaz.

Inscrição ENEM 2022

Para realizar a inscrição no ENEM 2022, o candidato deve:

  • Acessar o site do INEP, disponível em: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/;
  • Realizar o login (caso já seja cadastrado ou já tenha realizado ENEM nos anos anteriores);
  • Caso o aluno não seja cadastrado, é possível realizar o cadastro nessa mesma página, de forma rápida e totalmente online;
  • Selecionar a opção “Inscrição”.

A inscrição só pode ser realizada no período de inscrições determinado no edital. Não são aceitas inscrições após esse período. Além disso, alunos que não tenham isenção no ENEM 2022, precisam pagar a taxa de inscrição para efetivar a inscrição.

Página do Participante ENEM 2022

A página do participante do ENEM 2022 é onde o candidato realiza a sua inscrição e acompanha todos os dados durante o ENEM, além disso, ele pode encontrar todas as informações necessárias sobre a prova, como:

  • local da prova (que é divulgado alguns dias antes da prova);
  • cartão de confirmação (que contém todas as informações para a realização da prova, como data, local, sala onde o aluno fará a prova e outros);
  • e várias outras informações importantes para o estudante.

É também na página do participante onde são divulgados os resultados das provas após a correção.

Cronograma ENEM 2022

O cronograma do ENEM 2022 foi divulgado pelo INEP no primeiro semestre de 2022, sendo que as datas do exame são:

  • Período de inscrição: entre 6 e 17 de maio;
  • Aplicação das provas: entre dia 3 e 10 de novembro (dois finais de semana);
  • Divulgação dos resultados: dia 17 de janeiro.

As datas de divulgação podem ser alteradas, assim como o período de inscrições podem ser prorrogados, dependendo da decisão do INEP.

Leave a Reply