Datas ENEM 2022: Inscrições, Provas, Resultado

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das provas mais realizadas em todo o Brasil, anualmente. Mas, no caso das Datas ENEM 2022, é de longe uma das que menos teve inscritos no país. Lembrando que o teste é utilizado como porta de entrada para muitos estudantes em universidades. Diversas faculdades públicas e federais costumam aceitar o resultado do exame como nota de corte. Ou ao menos, como um auxílio de nota, junto ao vestibular da própria instituição. Pensando assim, separamos algumas informações sobre o ENEM 2022 Datas, todo o processo, e também das provas que são realizadas.

ENEM 2022 Datas

ENEM 2022 Datas

Saiba também Como Estudar para o ENEM 2022.

Datas do ENEM 2022

Curiosamente, as Datas ENEM 2022 foi a edição que menos registrou estudantes inscritos. Isso claro, quando comparado com até o ano de 2011. Em 2022, a marca atingida foi de 5.5 milhões de alunos interessados e registrados para realizarem o teste.

Já em 2011, o número foi de 5.4 milhões. Entre este período, o recorde foi de 8.7 milhões, ainda em 2014. O Ministério da Educação (MEC) não postou uma informação com a justificativa para tal queda.

Datas do ENEM 2022

É muito comum que as datas ENEM 2022 seja sempre realizado no fim de um ano letivo. Isso porque, deste modo, todos os alunos terão oportunidades suficiente de aprenderem, em suas respectivas escolas, os assuntos e temas que serão tratados.

Lembrando que a grade curricular de ensino engloba questões de:

  • Matemática;
  • Física;
  • Química;
  • Biologia;
  • Geografia;
  • História;
  • Idiomas e;
  • Muito mais.

Isso sem falar na tão temida redação ENEM 2022, que já fez com que muitos estudantes tivessem uma nota relativamente baixa.

Datas das Inscrições ENEM 2022

Com relação às datas ENEM 2022, as provas foram jogadas para o mês de novembro, na reta inicial do mesmo. Sem falar que, o cartão de inscrito, com o local de prova, foi liberado para os participantes ainda na última semana de outubro.

Vale a pena lembrar que o MEC divulgou que houveram 2.017.253 estudantes ausentes na hora da prova do ENEM 2022. E que destes, apenas 4.345 justificativas foram aceitas. Ou seja, o governo é extremamente rígido com seu projeto, e não tolera qualquer problema que possa lhe ter acontecido.

ENEM 2022 Datas das Provas

Para ser mais exato sobre as datas ENEM 2022, a primeira parte do exame foi realizada no dia 4 de novembro. Já a segunda etapa, foi feita na semana seguinte, no dia 11.

Lembrando que o exame nacional do ensino médio sempre é realizado aos finais de semana. Isso, claro, para não atrapalhar o calendário letivo dos estudantes em suas respectivas instituições. Sem falar em alguns que já trabalham, e que não poderiam faltar no serviço, eventualmente.

Data do Resultado do Enem

Para o ENEM 2022, todos os estudantes tiveram que responder 90 questões objetivas. Isso claro, em ambos os dias de testes. Só que, no primeiro domingo de avaliações, também foi inclusa a redação.

O gabarito oficial ENEM 2022 das provas foi liberado no dia 14, ou seja, três dias após a realização da segunda etapa. Enquanto que, o resultado oficial, foi divulgado apenas na terceira semana de janeiro do ano seguinte, mais precisamente, no dia 19.

Leave a Reply