Como Calcular a Nota do ENEM 2022

Saber como calcular a Nota do ENEM 2022 é importante para que você descubra se conseguiu atingir o mínimo para obter os benefícios do Exame. Muitas pessoas não sabem nem por onde começar, por isso criamos esse guia rápido! Basicamente é possível fazer isso através de duas métricas: a média simples e a média por peso. Veja como funciona cada uma delas e entenda como calcular a Nota do ENEM 2022.

Como Calcular a Nota do ENEM 2022

Como Calcular a Nota do ENEM 2022

Como calcular a nota do ENEM 2022 – Média Simples

A média simples, como o próprio nome sugere, é calculada de forma bem praticada, somando os valores obtidos em cada uma das matérias da avaliação:

  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas;
  • Linguagens e Códigos;
  • Matemática e;
  • Redação.

Depois é só fazer uma divisão por 5 para obter o resultado.

Média por peso – veja como calcular

A média por peso requer um pouco mais de concentração. Para esse cálculo você precisa:

  • Saber qual é o peso dado para cada uma das disciplinas pela instituição de ensino que você deseja ingressar.
  • Os pesos podem ser de 1, 2 ou 3;
  • Depois, é só multiplicar a disciplina pelo peso específico. Por exemplo, se a universidade dá peso 2 para a redação, multiplique o seu ponto de redação por 2.

Peso das Notas do Enem

Quando você escolhe um curso na universidade, ele possui algumas disciplinas que são consideradas mais relevantes para aquela área. Portanto, é comum que as instituições deem pesos diferentes para cada matéria.

Sendo assim, a nota obtida no Exame 2022 pode ter valor 2 ou 3 vezes maior de acordo com a relevância para o que você deseja cursar. É por isso que é importante saber como calcular a Nota do ENEM. Assim fica mais fácil descobrir se você conseguirá ou não a bolsa que deseja.

Resultado ENEM

Depois de fazer a prova vem a ansiedade pelo resultado do ENEM 2022. Nesse caso, basta saber que a média costuma ser de 500 pontos. Quem obtém além disso está no positivo, na maioria das vezes.

Claro que para cursos mais disputados o valor exigido para ingresso nas universidades pode ser ainda maior, variando de 10 a 100 mil pontos.

Quem pode prestar o ENEM?

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio. Portanto, qualquer pessoa que esteja cursando ou que já tenha concluído o Ensino Médio pode se inscrever e fazer a prova.

Mas, para quem ainda não está no último ano do Ensino Médio a inscrição será como “treineiro”. Ou seja, funcionará como um simulado enem 2022 para que o aluno conheça o exame, sem validade real para ingresso em universidades públicos ou particulares.

Essa validade passa a existir apenas quando o aluno está no último ano. Assim, sim poderá utilizar o resultado para obter bolsas, financiamentos pelo FIES ou participar do programa PROUNI.

Agora que você já sabe como calcular a Nota do ENEM 2022 pode acompanhar o seu desempenho com mais segurança e verificar se obtém o mínimo para conseguir benefícios.

Procure saber qual é o peso atribuído pela instituição que você almeja para cada uma das disciplinas testadas no Exame.

Leave a Reply