Boleto do ENEM 2022: Emissão e 2ª Via Boleto, Imprimir

Após a realização da inscrição é necessário que o candidato realize o pagamento do boleto do ENEM 2022. É muito importante que esse boleto da taxa de inscrição seja pago corretamente e na data correta, pois o não pagamento do boleto do ENEM 2022 acarreta no cancelamento da inscrição do candidato.

Boleto do ENEM 2022

Boleto do ENEM 2022

ENEM 2022

Muitos estudantes desejam ingressar em um curso dentro de uma instituição de ensino superior de qualidade, pública ou privada. Entretanto, muitos estudantes não têm condições de arcar com as mensalidades das universidades, e para ingressar em uma universidade pública ou privada precisam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

O ENEM é realizado anualmente, sendo em dois finais de semana, onde são aplicadas quatro provas e uma redação, que valem entre 0 e 1000 pontos cada uma. A nota final do ENEM, que é usada para o ingresso nas universidades, é a média ponderada dessas quatro provas e redação.

Alunos de escola pública que comprovem baixa renda e solicitem a isenção, não precisam pagar a taxa de inscrição do ENEM 2022 para realizar o exame. Entretanto, fora desses casos, é necessário realizar o pagamento de uma taxa de inscrição e caso não pague, sua inscrição não é efetivada e ele só poderá realizar o ENEM no ano seguinte.

Boleto do ENEM 2022

Aqueles que se inscreveram no ENEM e não declararam carência ou então, não tenham declarado que estudam em escola da rede pública terão que realizar o pagamento da taxa de inscrição.

Para isso, você deverá emitir o boleto do ENEM 2022, o processo pode ser feito todo de forma online, pelo site do INEP.

A seguir você pode conferir o passo a passo:

Imprimir Boleto do ENEM 2022

É possível realizar o pagamento do boleto do ENEM de forma online através do site ou aplicativo do banco. Entretanto, para realizar o pagamento em uma agência bancária ou casa lotérica, o candidato deve imprimir o boleto e realizar o seu pagamento, guardando em local seguro o comprovante de pagamento.

Para realizar o pagamento do boleto, o candidato deve:

  • Acessar o portal do INEP, clicando aqui;
  • Selecione “Página do Participante”;
  • Responda o desafio e efetue sua inscrição;
  • Depois que o processo estiver sido finalizado, clique em “Gerar GRU”;
  • Por fim, basta selecionar a opção imprimir.

Se você já tenha feito a inscrição ENEM anteriormente e por algum motivo precise gerar o boleto novamente é possível, basta acessar a página do participante, selecionar a opção de verificar sua inscrição e repetir o processo de impressão acima.

2ª Via de Boleto ENEM 2022

Como foi mencionado, é possível emitir a segunda via do boleto através do site da página do participante ENEM 2022. O processo é simples, veja como emitir a 2ª via:

  • Acesse a página do participante, clicando aqui;
  • Responda o questionário;
  • Informe seu CPF e senha já cadastrados;
  • Selecione a opção “Acompanhar inscrição”;
  • Agora, clique em “Gerar 2ª Via GRU”;
  • Pronto! Agora é só clicar na opção de imprimir boleto.

Leave a Reply